ANIVERSÁRIO

Solenidades marcam 73º aniversário do ITA

Na ocasião, Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica foi homenageado
Publicada em: 07/06/2023 09:45
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou, no dia 19/05, em cerimônia alusiva, os 73 anos de criação da Organização. A solenidade aconteceu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto e foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA).

Na ocasião, os servidores civis com mais de 30 e 35 anos de atividades no ITA foram prestigiados pelo trabalho desenvolvido ao longo das décadas. Além disso, Oficiais e Graduados, que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados, receberam as medalhas militares de ouro, prata e bronze, respectivamente.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, comemorou a possibilidade de celebrar o aniversário junto ao efetivo. “O ITA é feito por pessoas que acreditam no propósito da instituição e trabalham juntas para o sucesso da nossa missão. Toda conquista realizada ao longo desses 73 anos é dedicada àqueles que, como o Marechal Casimiro Montenegro, confiaram no trabalho do ITA e se dedicaram para que cada sonho se tornasse possível”, apontou.

A cerimônia também foi marcada pela inauguração do H-8, novo bloco de alojamento estudantil destinado aos alunos do ITA. As obras do empreendimento foram acompanhadas pelo Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ) e aumentou em 80 vagas a capacidade de acomodação de novos estudantes.

Segundo o Reitor do ITA, esse acréscimo possibilitará o aumento do número de vagas para o vestibular do Instituto. “Sempre que pensamos em expandir a capacidade de recebimento de alunos do ITA, pensamos também na estrutura necessária para isso. Acolher estes estudantes com qualidade faz parte da nossa missão, e a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Educação (MEC) também confiam nisso, tendo nos entregue o suporte necessário para que esse sonho fosse possível”, ressaltou o reitor.

Ainda em comemoração ao 73º aniversário, no dia 18/05 houve a inauguração do busto do Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, Iteano da Turma de 1952 e Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica. A solenidade contou com a participação do Coronel Engenheiro Marcos Pacitti, filho do homenageado, que proferiu um discurso emocionante ao relembrar a trajetória de seu pai tanto no aspecto familiar quanto no profissional.

Na oportunidade, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou sobre a relevância do homenageado para a FAB. “Não estamos aqui apenas para homenagear o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, estamos descortinando uma vida plena de sucessos e ensinamentos. Assim era o Major-Brigadeiro Engenheiro Pacitti, cujo legado de persistência e dedicação na área do ensino deixou marcas profundas naqueles que beberam das águas do seu conhecimento”, declarou.

Após a homenagem, foi realizada a abertura de uma exposição de plastimodelismo, doada pelo Engenheiro Mecânico e Piloto Willian Rady. Na sequência, no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, ocorreu um recital de piano, conduzido pelo músico Hércules Gomes, que se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita.

Fotos: ITA